sexta-feira, 10 de junho de 2011

Seqüência Didática



Seqüência: A Matemática do futebol
Serie: 1º semestre EJA
Disciplina: Matemática
Cursista:Francisca Assis da Silva Carvalho
Tempo previsto Duas aulas
Temas a serem trabalhados 
Tratamento da informação

 Comparação numérica

 Adição e subtração
Multiplicação
Espaço e forma

Objetivos
Interpretar dados em tabelas e gráficos
Comparar grandezas da mesma natureza por meio de estratégias pessoais
Representar algumas formas geométricas
Resolver situações problemas envolvendo multiplicação e subtração.
1º momento: Fazer um breve questionamento sobre o que eles sabem sobre o futebol no Brasil e quando chegou levá-los para o laboratório de computação para que eles façam um à pesquisa sobre o que é futebol e a medida exata de um campo de futebol oficial, futsal e da quadra esportiva.
2º momento: Pedir que a classe identificasse as figuras geométricas pintadas no gramado - retângulos, circunferências, semicircunferências e quadrantes, também que eles calculem as áreas da pequena e da grande área, mas desta vez utilizando a fórmula do comprimento vezes largura, pensar diferentes organizações para as mesas da sala de aula sem deslocá-las. Ao estimar que o piso de um lado da sala tem 30 lajotas e que as carteiras ocupam quase três delas, fica fácil concluir que não se podem colocar dez mesas em uma só fileira (vai faltar espaço para circular).  E resolução de situações problemas .
3º momento: Em seguida fazer a leitura do texto sobre iniciando a conversa sobre esportes, após a leitura retirar os dados para montar um gráfico sobre os times preferidos da sala.   A partir dos dados da tabela, os alunos podem comparar os resultados de cada time ou jogador. Peça que, agora, eles organizem a tabela em ordem crescente – qual time tem a maior preferência. Realizar um a reflexão sobre a violência no esporte e a importância de cada um respeitar o outro.
Temas transversais Ética
 Respeito mútuo
Solidariedade
Avaliação Através dos resultados obtidos no decorrer das aulas, na resolução dos exercícios e atividades, o professor deverá avaliar capacidade dos alunos de: - Identificar as unidades de medida como aplicação dos conceitos de sistema decimal.

A EDUCAÇÃO O MELHOR CAMINHO

                                       O EDUCADOR